Calculando a velocidade do som
Neste experimento foi calculado a velocidade de propagação do som, para isso foi utilizado 3 canos de diferentes tamanhos, e também foi utilizado o aplicativo Spectroid.
Para realizar o experimento foi necessário duas pessoas, pois enquanto primeira pessoa segurava o cano e batia com a mão em uma extremidade, a outra pessoa ficava operando o aplicativo para gravar o som e analisá-lo.
Com o aplicativo foi obtido os gráficos da amplitude em função da frequência do som de cada um dos canos, e analisando esses gráficos obtemos as frequências harmônicas dos canos, pois estas correspondem às frequências dos picos de maior amplitude no gráfico. Sendo que a menor frequência corresponderá ao primeiro harmônico, a segunda menor será o segundo harmônico, e assim por diante.
Com B sendo o módulo de elasticidade volumétrica e p (rô) sendo a massa específica (densidade) do meio (ar), como a densidade do ar diminui com a altitude, assim temos que a velocidade do som na cidade de Manaus é menor do que ao nível do mar (340,29m/s), pois Manaus está a 92m do nível do mar.
Link para o trabalho completo
Autores: mariano, ursula e Felipe Menezes
2 harmônico tubo 2 |
1 harmônico tubo 1 |
1 harmônico tubo 2 |
3 harmônico tubo 2 |
3 harmônico tubo 3 |
2 harmônico tubo 3 |
As duas primeiras imagens (ampliadas) mostram as amplitudes do primeiro e do segundo harmônico com suas frequências, enquanto isso a figura 3 mostra o gráfico completo.
Quando é criada uma onda estacionária em um tubo de comprimento L fechado em uma extremidade, o comprimento da onda estacionária seguirá a seguinte relação:
Sendo n chamado número harmônico, pois ele indica o número da frequência harmônica. Por exemplo:
Para o primeiro harmônico n=1, λ=4L
Para o segundo harmônico n=3, λ=4L/3
Para o terceiro harmônico n=5 , λ=4L/5
Utilizando a relação v=λ*f temos: v=4*L*f/n
E a partir dessa relação calculamos a velocidade do som para o 1ª,2ª e 3ª harmônicos. Utilizando as frequências obtidas nos gráficos montamos a seguinte tabela:
E utilizando a relação v=4Lf/n
Calculamos a velocidade do som:
Fazendo a média e o desvio padrão dos resultados obtidos temos que a velocidade do som no local realizado é (329,18 ± 14,99) m/s.
Esse resultado é condizente com o esperado, pois a velocidade do som em um meio é dado por
Link para o trabalho completo
Autores: mariano, ursula e Felipe Menezes
Comentários
Postar um comentário